Muitos de nós,estamos acostumados a relacionar o stress,os sintomas depressivos e ansiosos,ao impacto psicológico,causado por um evento externo,e assimilamos as causas,a um sofrimento,geralmente causado por uma perda,ou seja,o fim de um relacionamento,o desemprego repentino,problemas financeiros,desajustes familiar,enfim...
A ansiedade,a depressão e o stress,podem também ser causados por "ganhos".
Somos condicionados a equilibrar nossas emoções para lidar com os problemas e nos esquecemos,que a todo tempo,a vida está em constante mudança.
Precisamos entender,que tudo e qualquer situação,depende de um estado adaptativo,tanto o que na causa prejuízo,quanto o que nos causa satisfação.
Quando mudamos o nosso estado civil,iniciamos um novo relacionamento,quando recemos uma promoção no trabalho,quando recebemos a notícia da chegada de um filho,uma mudança de casa,de cidade,enfim,eventos que são somáticos,também nos causam stress,ansiedade e até mesmo,depressão.
Precisamos ficar atentos aos sinais que o nosso organismo nos mostra constantemente,para que possamos identificar se a causa do stress sentido,está relacionada a eventos que nos causa sofrimento,euforia,alegria ou realização.Ou seja,ganhos ou perdas.
Em ambos os casos,devemos equilibrar nossas emoções e procurar emitir sentimentos de gratidão,pois tudo o que aprendemos,nos transforma.
O stress,não sobrevive em um corpo grato.
A partir do momento que identificamos a causa da nossa transformação,iniciamos o processo de auto-cura,pois lembraremos,que situações similares,já existiram em nossas vidas e assim,sairemos do quadro depressivo e passaremos a um quadro misto,ou seja,começaremos a equilibrar nossas emoções e não mais,emitiremos a insegurança.
Esse sentimento,facilitará a nossa capacidade de percepção e saberemos identificar se o transtorno sentido é interno ou externo e estaremos preparados para trabalhar as possibilidades a nossa volta.
Independente da situação,devemos ter a consciência de que tudo está em processo de transformação e todas as experiências vividas,nos propicia a praticar o equilíbrio,emocional e como consequência,atingiremos o equilíbrio físico e mental.
Mayra Franzin
(Escritora/psicanalista/terapeuta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário