quinta-feira, 7 de abril de 2016
Apenas leiam...
terça-feira, 5 de abril de 2016
segunda-feira, 4 de abril de 2016
Cromoterapia
Evidências do uso da cor como forma de terapia holística foram encontradas em textos antigos da Índia, da China e do Egito. Os princípios da prática são que a cor é formada por luz de vários comprimentos de onda, e como tal é uma forma de energia que influência células vivas. Usados corretamente, esses diferentes comprimentos de onda, isto é, diferentes cores, podem ser usados para tratar qualquer doença do corpo, da mente ou do espírito, e podem ser seguramente combinados tanto com a medicina convencional quanto com terapias alternativas, como o Reiki. A cromoterapia procura trazer harmonia ao nosso corpo usando os tons das cores para equilibrar nossa energia.Vou deixar aqui para vcs,um básico significado das cores,espero que façam bom uso.
Significado das cores para a cromoterapia
Vermelho – Ativa a circulação e o sistema nervoso, estimula o raciocínio e a capacidade mental, aumenta a força de vontade e a coragem, além de ajudar a eliminar o stress.
Amarelo – Atua na regeneração óssea, ajuda o autocontrole e estimula o raciocínio. Traz luz e harmonia para combater situações difíceis.
Laranja – Ajuda a eliminar gorduras localizadas, estimula a comunicação, a criatividade, a generosidade e o entusiasmo.
Verde – Acalma o coração e a mente, possui ação anti-séptica e vaso-dilatadora. Também é energizante e proporciona esperança e satisfação pessoal.
Azul – Ajuda a tranquilizar e acalmar. Também possui ação analgésica e previne os sintomas do stress.
Lilás – Melhora a saúde e ajuda na cura de infecções e inflamações. Também tem o poder de transformar energias negativas em positivas.
Branco – Ajuda na purificação da mente e traz tranqüilidade e paz.
Rosa – Acalma o coração trazendo paz ao interior pessoal, ajuda nos relacionamentos.
A influência psicológica das cores:
Nosso mundo é um mundo de polaridades: dia e noite, quente e frio, alegria e tristeza, yin e yang, etc. A influência das cores pode ser notada não somente na decoração, mas também na maneira de vestir, como terapia, na expressão de um quadro, traduzindo o estado de ânimo das pessoas e a maneira como gostariam de ser vistas.Ao escolhermos uma cor para vestir,estaremos de certa forma,usando a cromoterapia e o seu poder,para influenciar diretamente no nosso dia!Então,Meus amores,vou deixar uma dica para vcs...
Vermelho
É uma cor que tem bastante energia. Faz a pessoa se sentir intrépida, ousada, poderosa, corajosa.
Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para motivar-nos. Seus tons e matizes sugerem muitas características. Desde a determinação e vontade de cuidar dos outros à insensibilidade, violência e egoísmo.
Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho. Locais como teatros, restaurantes, bares e cassinos podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.
Tons de Rosa
Mistura de branco com o vermelho. Tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes.
Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso.
Ideal para serem colocados em casas ou asilos de pessoas idosas, pois não vão permitir que essas pessoas fiquem apáticas ou percam o interesse pela vida, ao contrário, vão causar uma mudança de personalidade onde essas ficaram mais ativas e vigorosas.
Laranja
Ajuda a pessoa a despertar seu potencial, defender seu próprio ponto de vista e ser mais confiante.
Os tons mais pálidos desta cor estimulam a comunicação das pessoas, bem como a descoberta e o desenvolvimento da criatividade. É uma cor de grande vitalidade e pode ser usada em lanchonetes, restaurantes, etc.
O laranja-escuro deve ser usado com moderação, pois pode causar uma sensação de desamparo e insegurança. O laranja-claro proporciona uma sensação de conforto, alegria e expressividade. Todos os artistas criadores deveriam usar esta cor, principalmente acompanhada do azul.
Amarelo
Também uma cor de grande energia, pois é associada com a luz do Sol. É quente, expansiva, ativa a mente a abrir para novas ideias.
Ajuda na aprendizagem, pois afeta o plexo solar (núcleo do sistema nervoso central que é um dos principais centros provedores de informação do cérebro). Essa cor alimenta o ego, mas em demasia pode tornar a pessoa “egocêntrica”.
O amarelo e o branco juntos devem ser usados com parcimônia, pois podem causar uma sensação de insegurança e instabilidade. Devemos usar com moderação os tons de amarelo-escuro, como o mostarda, pois em demasia podem exercer um efeito negativo como pessimismo e negatividade. Pode ser usado em halls, corredores e lugares onde têm pouca luz, pois dá uma sensação do espaço. Esta cor é associada com o intelecto, as idéias e a inquirição mental.
Verde
É a cor do equilíbrio e da harmonia. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois é um meio de baixar a pressão arterial.
É uma cor que está associada com a auto-estima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez.
É relaxante e repousante, mas não deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente estático.
O verde-escuro proporciona uma sensação de força e estabilidade. O verde-claro é ótimo para crianças, que geralmente o adora. Ele afeta a área do coração e nos ajuda a ser mais afetuosos. O verde-maçã indica uma casa onde se dá importância ‘às crianças, ‘à família e aos animais. Pode indicar também pessoa que tende a acumular posses e não jogar nada fora. O verde usado com cores mais claras irradia uma energia de relaxamento e paz. É uma cor que está ligada ‘à auto-estima.
Azul
O azul é uma cor terapêutica, que relaxa, acalma e esfria. Pode ser associdado à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. Mas usado em demasia, pode deixar o ambiente frio, pode fazer com que a pessoa fique indiferente, retraída e com sono. O índigo pode trazer à tona velhos medos, portanto deve ser usado com o rosa.
O azul-escuro e profundo é uma cor que remete a integridade e honestidade. As pessoas que se entregam à mentira e são desleais não costumam se sentir bem em um ambiente com esta cor, pois ela tende a fazê-las se sentir culpadas. Ele pode ser usado com amarelo para ativar a mente e a intuição, com o vermelho para manifestar as emoções, com o rosa para trazer à tona o lado afetuoso e com o pêssego para estimular a criatividade.
Violeta
Ou as pessoas odeiam ou elas amam… Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoção e lealdade. Quando usado com o amarelo estimula a introspecção para encontrar nosso eu. Quando usado com o verde estimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo.
Púrpura
Ativa as emoções básicas e, para não causar desequilíbrio, deve ser usada com o verde.
Magenta
Cor muito animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais. Grande harmonia quando usada com o verde.
Turquesa
É uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso.
Marrom
Cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, tal qual nos móveis, etc. Transmite uma energia positiva.
Cinza
Embora muitos digam que é uma cor de neutralidade, seu efeito não passa desapercebido. É uma cor associada ao medo e negatividade, portanto devemos usar seus tons mais claros e sempre acompanhados com cores quentes.
Branco
Realça todas as cores. Pode fazer com que elas ganhem luminosidade e vida. Um ambiente todo branco pode dar a sensação de falta de força e profundidade.
Preto
É imponente, mas só quando usado com outra cor. Do contrário, pode nos deixar indiferentes, inacessíveis e prepotentes ao extremo.(Sempre o meu preferido,rsrsrs,mas no meu caso,troco a prepotência pela elegância,rsrs amo um pretinho básico!)